sábado, 14 de novembro de 2009

Steve Vai

Steven Siro Vai, junho de 1960 em Carle Place, Estados Unidos, é um guitarrista, compositor e produtor musical estadunidense, conhecido por ter recebido um prêmio Grammy (entre nove indicações). Conhecido por ser um guitarrista virtuoso, Steve Vai está entre os melhores e mais técnicos guitarristas atualmente.
Enquanto crescia, o jovem Steve começou a se interessar pelos guitarristas famosos da época, como Jimi Hendrix, o que o levou a aprender a tocar guitarra em 1974, com seu primeiro professor e atualmente grande amigo, Joe Satriani.
Steve era fascinado com a música de Frank Zappa, e de tanto insistir Zappa acabou convocando Steven Vai para trabalhar transcrevendo suas intermináveis seqüências de rock sinfônico experimental.
Após deixar Zappa em 1982, Steve mudou-se para a Califórnia, onde gravou seu primeiro álbum, Flex-Able, e tocou em várias bandas. Em 1985, ele substituiu Yngwie Malmsteen como guitarrista-solo na banda Alcatrazz, liderada por Graham Bonnet, onde participou da gravação do álbum Disturbing the Peace.
No final de 1985, Steve juntou-se à banda do ex-vocalista do Van Halen, David Lee Roth, e participou de dois álbuns: Eat 'Em and Smile e Skyscrapper. Essa passagem pela banda de David o proporcionou grande fama entre o público de rock, uma vez que David estava em uma guerra declarada contra os membros do Van Halen e Steve era inevitavelmente comparado a Eddie Van Halen.
Em 1990, Steve lançou seu álbum solo Passion and Warfare, largamente aclamado pela crítica mundial. Isto sedimentou sua posição no topo dos guitarristas "virtuosos". Steve recebeu um Grammy em 1993 pela música "Sofa".
Em 1994, Steve foi chamado para compor e tocar no futuro álbum de Ozzy Osbourne, Ozzmosis. O plano era que Steve aparecesse em metade do álbum, e o guitarrista Zakk Wylde na outra metade. Entretanto, Steve pode ser ouvido apenas na faixa My Little Man e na faixa bônus Back On Earth, que apareceu na coletânea The Ozzman Cometh.
Em 96, Steve se juntou ao G3 com Joe Satriani e Eric Johnson. Os shows consistiam em uma apresentação individual de cada um dos músicos e uma jam session entre os três.
No ano de 2007, Steve lançou o álbum duplo Sound Theories acompanhado da famosa Holland Metropole Orkest, gravado ao vivo em 2005. Juntamente com o CD, foi lançado um DVD denominado Visual Sound Theories.
Steve Vai continua fazendo shows regularmente, e está produzindo um novo DVD ao vivo, gravado na cidade de Minneapolis com sua nova banda.
Fonte neste link aqui
Abaixo o vídeo com Steve Vai e sua performance.

0 comentários:

Postar um comentário