É uma cantora sul-coreana que mantém uma carreira tanto na Coréia do Sul quanto no Japão, e agora está iniciando sua carreira internacional nos Estados Unidos.
Sua gravadora Coreana, SM Entertainment, conseguiu fazer dela um ícone musical em grande parte da Ásia.
No Japão sua carreira também é bem sólida, conduzida pela gigante Avex Trax.
Os álbuns e músicas lançadas no Japão são diferentes dos lançados na Coréia, como se ela tivesse duas carreiras paralelas.
Nos EUA sua carreira é administrada pela SM Entertainment USA, divisão americana da SM Entertainment.
BoA já lançou cinco álbuns na Coréia, mais três álbuns especiais com versões em coreano das suas músicas japonesas.
Seu último álbum coreano possui o título Girls On Top, lançado em 2005, em que BoA tenta trazer uma mensagem feminista, para encorajar as mulheres a se libertarem da dominação masculina.
No Japão, BoA lançou seis álbuns originais e uma compilação com os maiores hits da cantora até 2005, tendo todos eles alcançado o topo de vendas no ranking da revista Oricon, o que lhe põe em 2º lugar no rank das cantoras que conseguiram tal feito, ficando atrás somente da cantora Ayumi Hamasaki e empatada com a cantora-compositora Hikaru Utada. BoA conseguiu tudo isso no Japão, sendo ela coreana, o que é algo inédito e lhe dá o posto de cantora estrangeira mais famosa do Japão.
Além do seu primeiro idioma, o coreano, BoA também domina os idiomas japonês e inglês. Agora está aprendendo o mandarim, dialeto chinês. Inclusive, BoA já lançou muitas músicas em versão chinesa.
BoA é uma entre os muitos artistas sul-coreanos que fazem carreira tanto na Coréia, quanto no Japão.
Em setembro de 2008, foi anunciado o debut da BoA nos Estados Unidos, com o single Eat You Up, lançado dia 21 de outubro de 2008 internacionalmente.
O single teve vendas relativamente boas na categoria dance no iTunes, chegando ao #1 no Japão e Itália e #2 nos EUA.
O primeiro álbum em inglês de BoA, auto-intitulado BoA, foi lançado em 17 de março de 2009 nos Estados Unidos e na Ásia.
Site oficial neste link aqui
Fonte neste link aqui
Abaixo o clip com a musica Love Letter, também recomendo as musicas: Eat you up, I did for love, Obsessed e Girl on top.
0 comentários:
Postar um comentário